Modelo notícias
ooooooooooooooo

Modelo notícias

A pesquisa tem o objetivo de apresentar uma análise dos benefícios e desafios da
implantação do sistema de bicicletas compartilhadas e sua configuração como um sistema de transporte. Os sistemas de bicicletas compartilhadas já se configuram como sistemas de transporte em vários lugares no mundo, pois são soluções eficazes para transportar passageiros para grandes polos geradores de viagens. As bicicletas compartilhadas contribuem para reduzir o número de veículos particulares, promove o uso da bicicleta, consequentemente melhora a qualidade do ar, a saúde e contribui para a atividade física.
Essa pesquisa apresenta uma análise dos benefícios e desafios da implantação do sistema de bicicletas compartilhadas e sua configuração como um sistema de transporte. Para a sua realização, utilizaram-se informações da literatura internacional e nacional, além de dados primários de um dos serviços que operam na cidade de São Paulo. Foi possível observar a grande demanda para o uso das bicicletas compartilhadas, principalmente para realizar o último trecho de deslocamento (last mile). Hoje os serviços em operação na cidade de São Paulo ocorrem nas mesmas áreas de atuação, onde existe demanda e infraestrutura que

garante a funcionalidade do sistema. Entende-se a complexidade da cidade, porém, a
gestão pública tem responsabilidade direta por implantar infraestrutura e garantir segurança pública, a fim de tornar outros pontos atraentes para o uso da bicicleta e, portanto, para a atuação das empresas de compartilhamento. Conjuntamente, as leis precisam ser mais restritivas, exigentes e com metas claras a serem cumpridas pelas empresas de compartilhamento de bicicletas, garantindo a função social do sistema.