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The digital transformation and digitalization technology concept

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: O PORQUÊ PEQUENAS EMPRESAS DEVEM ACELERAR

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em um negócio. Isto resulta em mudanças fundamentais na forma como um negócio funciona. incluem a modernização de processos, o fortalecimento da segurança e o aumento da lucratividade.

Transformação digital, um conceito aleatório para a maioria dos proprietários de empresas compreenderem. Entretanto, a era digital está sobre nós e a única maneira de permanecer relevante é abraçá-la.

As pequenas empresas estão sendo engolidas pelas grandes corporações, e isso é um fato. As grandes corporações estão adotando estilos de pequenas empresas, como a criação de comunidades on-line e a interação com os clientes em plataformas de mídia social. Isto é uma coisa ruim? Não necessariamente.

É importante prestar atenção às grandes empresas, particularmente aquelas que estão em seu nicho, pois elas podem estar fazendo algo que você não está fazendo e que é importante para a sobrevivência de sua pequena empresa.

Nos primeiros tempos da digitalização, as empresas que foram pioneiras na transformação digital aprenderam que a aceleração da transformação lhes dava uma vantagem competitiva. As ferramentas digitais são fáceis de integrar e fáceis de usar. Além disso, elas são acessíveis e econômicas.

Embora as ferramentas digitais estejam sendo adotadas por muitas pequenas empresas, outras têm sido relutantes em mudar seus caminhos. Essas empresas podem ficar para trás no futuro, à medida que os concorrentes adotam novas tecnologias.

No mercado atual, as Pequenas e Médias Empresas, devem acelerar seus esforços de transformação digital em vista das mudanças causadas pela pandemia mundial e outros fatores.

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O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A transformação digital não se trata apenas de acrescentar algumas ferramentas digitais aos seus fluxos de trabalho atuais. Ela requer uma nova forma de pensar sobre a realidade que sua empresa enfrenta, pois diz respeito à forma como você irá operar com sucesso no futuro.

A transformação digital está usando a tecnologia digital no lugar dos processos manuais tradicionais, como armazenagem e inventários, para melhorar a forma como você conduz seus negócios.

Os líderes empresariais que querem transformar com sucesso suas empresas precisam incentivar uma cultura de mudança. Para aproveitar ao máximo sua iniciativa de transformação digital, os líderes podem precisar perguntar aos funcionários sobre fluxo de trabalho e métricas de sucesso, experimentar novas ferramentas e se preparar para alguns fracassos ao longo do caminho.

Uma empresa que integra a tecnologia digital em todas as áreas de seu modelo de negócios muda fundamentalmente a forma como ela oferece valor e atende às necessidades dos clientes.

IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O conceito de transformação digital refere-se a uma mudança na forma de funcionamento de uma organização. Sistemas, processos, fluxo de trabalho e cultura são todos parte deste processo. Esta transformação afeta cada nível de uma organização e reúne dados entre áreas para trabalharem juntos de forma mais eficaz.

Devido ao processamento avançado, como Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML), as empresas podem agora conectar os pontos na viagem do cliente de uma forma que antes não era possível.

Embora algumas pequenas empresas não estivessem preparadas para uma mudança de paradigma para operações digitais, a rápida propagação da pandemia forçou muitas a iniciar medidas de transformação digital, independentemente disso. Atualmente, apenas um pequeno número de pequenas empresas é considerado avançado em termos de seu nível de digitalização. As que digitalizam com sucesso podem estar numa trajetória de crescimento sem precedentes num futuro próximo.

O relatório da Cisco dá uma visão clara do panorama da digitalização, que mudou drasticamente nos últimos anos.

  • Poucos negócios fizeram pouca ou nenhuma ação para adaptarem suas empresas para o mundo digital.
  • Apenas 4% dos pequenos negócios já começam em modelo digital.
  • Apenas alguns pequenos negócios estão em um modo acelerado para o modelo digital.

BENEFÍCIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Uma empresa que não consegue transformar digitalmente suas operações corre o risco de ser ultrapassada por aqueles em sua indústria que o fazem, enquanto uma empresa mais madura e bem-sucedida na digitalização está trabalhando para permanecer competitiva em condições de mercado em mudança.

As empresas que ainda tentam sobreviver serão lentas a investir na transformação digital, enquanto as empresas que já estão adotando a digitalização se concentrarão em se tornar mais adaptáveis.

A tecnologia Cloud fornece uma estrutura para a digitalização, permitindo que as pequenas empresas sejam ágeis e utilizem a tecnologia em seu benefício.

Veja os benefícios que a Transformação Digital trás para seus negócios:

1.     Melhor Experiência de Usuário

Considerando como sua transformação digital pode aumentar a eficiência de suas equipes e agilizar as interações com os clientes. Isto inclui ferramentas digitais, websites e esforços de divulgação junto aos clientes, tais como e-mails ou produtos digitais.

Os clientes têm grandes expectativas em relação às experiências digitais. Muitos consumidores estão acostumados a ter escolhas infinitas, preços baixos e entrega rápida. Como resultado, a experiência do cliente (CX) está se tornando um campo de batalha cada vez mais importante para as marcas. Uma pesquisa mostra como empresas hoje estão competindo mais na experiência do cliente.

Diferencie sua marca com os clientes, respeitando sua privacidade. Dar aos clientes controle sobre como seus dados são coletados e utilizados, e capacitá-los a tomar decisões sobre suas informações pessoais.

2.     Encoraja a Cultura Digital

Ao fornecer aos membros da equipe as ferramentas corretas adaptadas ao seu ambiente, a transformação digital incentiva uma cultura digital. Estas ferramentas proporcionam uma maneira mais perfeita de colaborar, acelerando o progresso da organização em direção a seus objetivos digitais. Esta mudança de cultura digital é crucial para que as empresas permaneçam sustentáveis. Ela força a requalificação e o aprendizado digital dos membros da equipe a tirar proveito dos benefícios da transformação digital.

3.     Aumento de Agilidade

A transformação digital permite que as empresas se adaptem mais rapidamente e se tornem mais ágeis. A transformação digital toma emprestado do mundo do desenvolvimento de software, permitindo que as empresas aproveitem ciclos de desenvolvimento mais rápidos, possibilitando estratégias de Melhoria Contínua e fornecendo um caminho para a melhoria.

4.     Melhoria de Produtividade

A combinação certa de ferramentas tecnológicas agiliza o fluxo de trabalho e melhora a produtividade, automatizando inúmeras tarefas manuais, integrando dados em toda a organização e capacitando os membros da equipe a trabalhar de forma mais eficiente.

5.     Aumento de Lucros

De acordo com o SAP Center for Business Insights e Oxford Economics, as empresas que passam pela transformação digital podem melhorar a rentabilidade e a eficiência.

  • 80% das empresas tiveram um aumento em seus lucros
  • 85% tiveram aumento de influência no mercado

6.     Melhores Dados sobre os Clientes e Mercado

Os dados são uma fonte útil de percepção das necessidades dos clientes, o que pode levar a estratégias comerciais mais eficazes. Ao utilizar tanto dados estruturados (como informações pessoais do cliente) quanto dados não estruturados (como métricas da mídia social), é possível criar estratégias de negócios mais centradas no cliente. Estes insights, por sua vez, permitem que você forneça conteúdo mais relevante, personalizado e ágil.

7.     Melhor Coleta de Dados

A transformação digital constrói um sistema abrangente que combina a coleta e incorporação de dados para inteligência em um nível superior.

O sistema cria uma maneira para que diferentes unidades funcionais dentro de uma organização traduzam dados brutos em insights através de vários pontos de contato.

Ao fazer isto, ele produz uma visão única da jornada do cliente, operações, produção, finanças e oportunidades de negócios.

Ao avaliar a jornada do cliente como parte de sua transformação digital, considere como você pode diferenciar seu negócio dando aos clientes maior autonomia sobre os dados que eles fornecem.

À medida que os clientes se tornam mais conscientes e preocupados com a forma como seus dados são coletados e utilizados, eles estão olhando para as empresas que valorizam a privacidade dos dados.

Demonstre que você respeita sua privacidade, colocando em prática práticas fortes e oferecendo-lhes uma chance de mudar de ideia a qualquer momento.

CONCLUSÃO

A transformação digital está revolucionando a forma como as empresas fazem negócios. Desde a coleta de dados precisos e oportunos até uma melhor experiência do cliente, as organizações estão vendo tanto a economia de custos quanto o aumento da lucratividade.

 O movimento de transformação digital só vai se acelerar nos próximos anos. Um dos maiores desafios com a transformação digital é a fusão de sistemas díspares em um fluxo de trabalho consolidado.

O gerenciamento de dados e os protocolos de segurança devem estar em sincronia, mas a segurança dos dados é um grande obstáculo para muitas organizações.

 A proteção de dados não é mais apenas uma tarefa de TI, mas uma iniciativa comercial estratégica, em grande parte devido a regulamentações mais rígidas e severas consequências em caso de perda de dados. Como parte de sua transformação digital, é importante desenvolver um plano abrangente para salvaguardar os dados sensíveis.