Você está visualizando atualmente Servant Leadership: Implication and 10 necessary Abilities

Servant Leadership: Implication and 10 necessary Abilities

Liderança Servidora, também conhecida como Servant Leadership, é uma filosofia da liderança que é diferente das tradicionais formas de liderança sendo que o principal foco do líder é o crescimento de sua empresa ou organizações.

O que é Liderança Servidora (Servant Leadership)?

Este tipo de Liderança é o tipo em que o líder foca na equipe, ou seja, o líder está pronto para “servir” a equipe, de forma simplificada o líder a serviço da equipe está pronto para compartilhar o poder de decisões junto aos outros membros da equipe. Como um líder servidor, este coloca as necessidades dos membros de sua equipe em primeiro lugar e tem como foco ajudá-los a desenvolver e desempenhar suas funções da melhor forma possível.

A Servant Leadership na verdade é mais uma forma para o líder agir do que um estilo próprio de liderança ou uma técnica desempenhada por este, esta filosofia de liderança complementa todos os estilos de liderança. 

A filosofia da Servant Leadership é a mais efetiva e com um dos maiores potenciais de sucesso para poder liderar, pois os líderes que estão prontos para servir são os líderes que são vistos com maior inspiração para todos de sua equipe, possuem visões tão claras que todos que o segue consegue vê-las também. Eles causam um grande impacto através de suas contribuições e deixam o mundo um lugar melhor, são capazes de perseverar nos momentos difíceis que podem surgir porque têm uma profunda crença em si mesmos.

Subscribe to our newsletter!

Atuações da Servant Leadership

A liderança servidora se baseia predominantemente em duas teorias sociais para explicar como ela influencia o comportamento dos seguidores: Aprendizagem social e teoria de intercâmbio social. Suas atuações podem constar da seguinte forma.

Compromisso com Colaboradores e organização

O compromisso dos colaboradores com a organização é um grande contribuinte para o bom funcionamento de uma organização. Devido ao fato de os Servant Leaders fazerem de seus membros de equipe a sua principal prioridade e colocarem seu bem-estar acima de tudo, incluindo a organização, os colaboradores sentem um senso de confiança e uma necessidade de devolver à organização o compromisso e a obrigação que seu empregador tem para com eles.

As práticas de liderança servidora parecem ter um efeito sobre a vida do colaborador, fora das organizações às quais ele está afiliado, a percepção dos empregados sobre as práticas de liderança dos empregados e o apoio de empregadores e colegas de trabalho tem um efeito positivo na vida do colaborador.

O líder atendendo as necessidades do colaborador, em conjunto com colegas de trabalho e pessoal de apoio, ajuda a diminuir os níveis de estresse, o que produz o desejo de ir para casa e atender às necessidades de sua família. a Servant Leadership sendo a base das organizações leva os funcionários a terem experiências positivas e satisfação no local de trabalho, em consequência a Servant Leadership sendo praticada diminui a exaustão emocional, que é a principal causa do esgotamento dos funcionários

Performance no Trabalho

O objetivo de um Servant Leader é construir sobre as habilidades de seus funcionários e torná-los pessoas melhores. Com esta característica, demonstrara que os Servant Leaders têm a capacidade de influenciar sua equipe a alcançar seus próprios objetivos, bem como seus objetivos de trabalho devido ao empoderamento de seus líderes, e isto desempenha um papel importante em seu contínuo sucesso e crescimento.

Da mesma forma, Servant Leaders gerenciando o ambiente de trabalho e coisas como “recompensas, prazos, alocação de trabalho e avaliações de desempenho”, têm um efeito positivo no bem-estar e satisfação dos funcionários porque as práticas de um Servant Leader lidam com estes aspectos de uma forma que beneficia os funcionários de todas as formas possíveis.

Importantes habilidades de um Servant Leader

Muitas podem se tornar um excelente líder, a seguir se encontram as melhores habilidade que irão ajudam a atingir o melhor tipo de liderança. 

  1. Sendo um bom Ouvinte

Servant Leader sempre escutam os membros de sua equipe antes de exporem seus próprios pensamentos e ideias, assim como uma de suas importantes características, eles querem saber primeiro como todos estão se sentindo ou pensando em relação ao trabalho ou em suas vidas pessoais. Uma boa forma de aprimorar sua escuta em relação aos membros da equipe são dar atenção a eles quando estão falando e sempre prestando atenção a sua linguagem corporal enquanto estão falando para depois dar sua opinião.

  1. Tendo Empatia 

Servant Leaders procuram entender seu pessoal, eles esforçam-se para compreender as intenções e perspectivas de outros. Líderes podem ser mais empático colocando seu ponto de vista de lado temporariamente, valorizando as perspectivas dos outros e abordando as situações com uma mente aberta. Geralmente tentando resolver necessidades e problemas de acordo com a demanda geral de sua equipe. 

  1. Cuidando da Saúde Emocional 

Esses líderes são capazes de cuidar da saúde emocional de sua equipe focando na saúde emocional destes e o sentimento de complemento, e isto envolve apoiando tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Para que isso tenha efeito estes líderes devem ter certeza de que os membros de sua equipe tenham acesso ao conhecimento e aos recursos que lhes permitem criar um ambiente de trabalho saudável e pacífico, e assim tomando atitudes que os façam se sentir confortáveis em suas obrigações do trabalho.  

  1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é a habilidade que um líder tem de olhar para si mesmo, refletir profundamente sobre suas emoções e seus comportamentos, e considerar como afetam as pessoas ao seu redor e se alinhando com seus valores.

Um líder pode se tornar mais consciente, conhecendo seus pontos fortes e fraco, pedindo o feedback de outras pessoas sobre ele. Além disso, aprender a administrar suas emoções, considerando como suas ações e comportamento afetam os outros.

  1. Persuasão

Uma habilidade do líder é ter o poder de persuasão sem que haja o sentimento de pressão sobre o outro, bons líderes jamais usam sua autoridade para que as pessoas façam algo, ao contrário disso eles conseguem persuadir, motivar e encorajar as pessoas para que um determinado rumo seja tomado. Servant leaders também conseguem fazer com que haja um consenso em seu grupo de trabalho para que todos se sintam confortáveis com a decisão tomada. 

  1. Conceitualização e Entrega de visão

Servant Leaders ajudam a criar conceitos para seu pessoal, isto geralmente se refere a habilidade de “ver além do necessário” (“seeing the big Picture”), criando missões e visões para o time todo, fazendo com que todos consigam se visualizar dentro daquela visão e projeto para que todos possam ter um sentimento de pertencimento daquele “sonho”.

  1. Prospecção de Futuro

Excelentes líderes conseguem ter um senso de “prospecção de futuro” ou “previsão de futuro”, ou seja, conseguem antecipar um evento futuro e como pode impactar toda sua equipe. A habilidade de previsão não é exatamente uma habilidade extraordinária, isso geralmente ocorre através de experiências passadas, o entendimento do momento presente e as consequências de decisões a serem tomadas, ferramentas populares são geralmente como a análise SWOT, podem ser utilizadas para realizar essas “previsões de futuro”.

  1. Comprometimento com o crescimento

Estes líderes sempre estão comprometidos com o crescimento tanto profissional quanto o crescimento pessoal dos membros de suas equipes, para o desenvolvimento destes é importante analisar suas necessidades e depois atendê-las de acordo com elas. Outro fator importante é entender os objetivos de seus colabores ou integrantes de equipe e procurar sempre as utilizar em projetos que possam entregar o desafio necessário para que possam se desenvolver diante do projeto. 

  1. Gerenciamento

As habilidades de Gerenciamento para um líder têm relação com as responsabilidades das tomadas de decisões e pela performance da equipe liderada, e ser responsável pelo papel que os membros da equipe desempenham em sua organização.

Um outro fator importante para os Servant Leaders, é a liderança por exemplo, ou seja agindo de formas que se espera ver nos membros da equipe, os valores e comportamentos que desejam ter no time liderado, e terem confiança necessária de tomar atitudes em relação as pessoas quando não estão alinhadas a equipe. 

  1. Criar Comunidades 

O líder deve ser capaz de caminhar junto com a equipe, para que possa ajudá-los, servindo e construindo um senso de comunidade dentro de suas empresas ou organizações. Líderes podem realizar esse senso de comunidade, fazendo com que os membros das equipes interagem entre si, sendo através de eventos dentro de sua organização ou seja o incentivando membros de diferentes setores de suas organizações resolverem situações juntos de outros setores responsáveis em um projeto ou no dia a dia da empresa. 

Encorajar os colaboradores das organizações a assumirem a responsabilidade por seu trabalho e lembrá-las de como o que fazem contribui para o sucesso e os objetivos gerais da organização.

Implicação da Servant Leadership

Como dito anteriormente, Servant Leadership é mais uma filosofia do que um estilo de liderança de fato, o conhecimento dos estilos de liderança é importante para que líderes de empresas possam saber como agir diante de situações e como lidar com diversos outros tipos de ambientes. A Ética no ambiente de trabalho se tornou uma importante preocupação no mundo empresarial, apesar da Servant Leadership trazer muito benefícios para o ambiente de trabalho, também por outro lado, podem trazer resultados negativos se não implantada de forma honesta e ética 

Um líder que se comporta de forma antiética é susceptível de diminuir a motivação dos seguidores, o que pode dificultar o crescimento e o desenvolvimento dos negócios. 

Para conhecer os tipos de liderança existentes, recomendamos que leia nosso blog sobre Liderança e os 6 tipos de Líderes