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Performance em Tempos de Crise

Durante épocas de crises, como atualmente a da COVID-19, nunca foi mais necessário de ter uma boa liderança para que equipes possam continuar trabalhando de forma efetiva e com mesma satisfação que possuíam.

As funções e responsabilidades de empreendedores, líderes de negócios e seus colaboradores mudaram muito no último ano, com o avanço da Pandemia da Covid-19 forçando países entrarem em estado de alerta para prevenção e controle do novo vírus usando medidas como lockdowns.

 Anteriormente a Pandemia muitas empresas focavam mais em ter novos tipos de inovação em seu negócio, aumentar seu espaço no mercado, atingir pontos altos em lucratividade, agora elas estão passando por grandes mudanças em seu ambiente de trabalho, a implementação do trabalho remoto e por isso muitos na posição de líderes tiveram que mudar sua forma de trabalho junto de sua equipe durante um tempo de mudança e também dificuldades não apenas profissionais assim como pessoais durante este período de Pandemia.

As mudanças que ocorrem em um curto período foram grandes e muitos tiveram que se adaptar de forma rápida sem muito acompanhamento à medida que o tempo iria progredindo, incluindo liderar equipes inteiras de forma remota e eficiente.  

Um grande obstáculo para líderes e equipes durante o tempo de pandemia era como mobilizar sua equipe para um trabalho com um ótimo rendimento e eficácia enquanto os estavam lidando com as preocupações de saúde causada pela pandemia, seja física ou mental, e juntamente com os desafios de trabalharem de forma remota enquanto estavam cuidando simultaneamente de suas crianças, devido ao fechamento de escolas, e ambiente.

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Atitudes Diante de Crises

Os líderes durante tempos de crise devem tomar importantes atitudes para que possam manter um pico profissional para eles mesmos e suas equipes, dentre elas são:

Tomadas de Decisões com precisão

Os melhores líderes são aqueles que conseguem processar informações rápidas, conseguem direcionar prioridades para suas equipes de forma efetiva e tomam decisões sem hesitação. Isso ocorre, pois com situações mudam diariamente – até mesmo mudando em questões de horas – durante uma crise podem ocorrer muitos problemas que são muito comuns, sendo eles:

  • Comunicação incompleta
  • Sobrecargas (Profissional e Pessoal)
  • Prioridades e Interesses entram em conflito
  • Ansiedade e Estresse ocorrem com frequência

Por isso líderes devem ser capazes de romper barreiras que ocorrem durante este momento de transição e serem capazes de manter a organização e sua equipe com foco na continuidade de seus negócios, vendo crescimento ao médio e longo prazo, criando prioridades e metas que são consideradas mais importante para este objetivo, por isso deve ser capaz de tomar decisões de forma rápida e eficientes.

Adapte

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Líderes com boas habilidades de adaptação sempre estão a frente das mudanças que podem ocorrer devido a buscas por informações de diversas fontes e não possuem medo de admitirem algo que não sabe, quando isso ocorre, apenas continuam sua busca por informação para entender mais sobre um detalhe ou um novo conhecimento.

Os Líderes devem:

  • Decidir o que não fazer, ou seja, deve haver priorização nas tarefas a serem realizadas e evitar realizar ações que são custosas ou grande demais que não possuem grande prioridade.
  • Criar regras para o trabalho, o que estava funcionando anteriormente não quer dizer que irá funcionar para sempre, portanto dessa forma é de grande importância criar playbooks para ações de seu negócio e equipe.

Entregar com Confiabilidade

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Os melhores líderes de uma equipe ou negócio tomam a linha de frente quando veem sua equipe em crise, mesmo quando muitos dos desafios a serem “quebrados” se tornam fora de sua área de controle.

Eles possuem deveres de alinhar a visão de sua equipe, estabelecem novas metas e métricas para acompanharem as performances e criam dentro de suas equipes uma cultura de responsabilidade.

Assim os líderes devem:

  • Terem alinhados um dashboard de atividades que devem ser priorizadas acima das outras, acompanhando a equipe e garantido que estes estejam de acordo e alinhados com as decisões tomadas – e tendo reuniões de formas semanais – para que possam medir o nível de desempenho da equipe.
  • Devem também definir KPIs e outras forma de mensuração de métricas para medir o desempenho.
  • Para realizarem uma Entrega de Confiabilidade, líderes devem manter seu estado emocional sob controle, mesmo que haja pânico dentro dos serviços e equipes. É muito importante que tome cuidado não apenas a sua saúde física, mas também sua saúde mental (boas práticas consigo mesmo, são muito importante).

Engajamento & Impacto

Para um excelente líder, em tempos de crise de seu negócio ou dentre sua equipe, nenhum trabalho é mais importante do que o de cuidar de sua equipe, eles procuram entender os motivos que causam a distração e falta de engajamento de seus colaboradores e dessa forma, procuram maneiras de engajar e motivar, comunicando de forma clara e objetiva todas novas informações e novas metas estabelecidas.

Este ponto merece uma atenção extra, pois apesar da pandemia causada pela COVID-19 seja uma crise de saúde, esta também gerou uma crise econômica ao redor do globo, afetando a todos. Excelentes líderes, durante esse período procuram introduzir novas prioridades e metas de forma constante, para que todos estejam preparados para este período de mudança rápida e de alta adaptabilidade.

Por isso, devem:

  • Comunicar com a equipe, isso é uma atitude essencial para qualquer negócio, pois s liderem agem sem a colaboração de seus membros, muito provavelmente irão conseguir resultados parciais.
  • Delegue e Peça ajuda. Até mesmo os melhores líderes, sabem que não conseguem realizar tudo sozinhos, por isso é muito importante saber delegar as tarefas para outros com mais habilidade em uma determinada função.
  • Tenho foco na Cliente e em seus colaboradores; rastrear e documentar informações em toda base de clientes. Para fortalecer relacionamentos e construir confiança, líderes procuram manter o foco longe deles mesmo e exploram como podem realmente ajudar seus clientes. Para apoiar os funcionários: Liderar com empatia e foco na segurança e saúde.

Resiliência

A resiliência é desejável no trabalho, pois é uma qualidade é que ajuda a recuperar a adversidade sem perder a moral ou a confiança. Sempre haverá contratempos no mundo do trabalho, raramente os projetos são planejados e, às vezes, eventos fora de controle têm um impacto severo no desempenho. Sem a habilidade necessária de resiliência, é fácil deixar que estas coisas nos levem a melhor.

A resiliência ajuda a combater todo o pensamento negativo que pode impactar o potencial e a produtividade, seu maior trunfo para uma organização seja a lição de que certas coisas estão além do controle, mas trabalhar para se sentir confortável com essa incerteza de fato nos devolve o controle em termos de como pode-se responder.

Acreditamos que tenha gostado deste blog, por isso, achamos que possa se interessar nos nossos blogs sobre Gestão de Tempo, Liderança, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.