Uma estratégia de inovação é uma missão e um plano que visa criar valores para os clientes, que estão dispostos a pagar por ela. Ela inclui políticas e comportamentos que facilitam o crescimento da organização.
As melhores empresas entendem que grandes ideias novas não acontecem apenas: elas surgem de ambientes e procedimentos que são projetados de tal forma que facilitam o desenvolvimento de inovações.
Uma boa estratégia comercial requer uma compreensão de seus objetivos comerciais, uma análise do ambiente industrial e uma escolha sobre a melhor maneira de atingir esses objetivos.
A inovação é uma parte importante de qualquer estratégia, mas é apenas uma das muitas ferramentas possíveis. Para ter sucesso a longo prazo, você precisa de uma estratégia que vá além da inovação por si só.
Embora a maioria dos executivos tenha definido a inovação como uma prioridade estratégica, a falta de uma estratégia clara de inovação é um problema fundamental para as empresas estabelecidas quando a otimização de seus negócios existentes se torna uma prioridade.
Desenvolver uma estratégia de inovação não é difícil por si só, mas alinhar essa estratégia com os objetivos comerciais e as formas de trabalho leva a maior parte do tempo e do esforço.
Subscribe to our newsletter!
O Que é Inovação E Estratégia?
A inovação empresarial é a criação de novas ideias. Estas ideias podem estar relacionadas a um novo processo, produto ou serviço. O objetivo da inovação é melhorar um negócio e aumentar as vendas. Alguns tipos de inovação empresarial são:
- Externa: Criar produtos ou serviços para os clientes.
- Interna: Melhorias nos processos internos do empreendimento.
Benefícios E Importância Da Inovação E Estratégia
Uma estratégia de inovação é um plano que ajuda uma organização a estabelecer suas prioridades e concentrar seus esforços em alcançar objetivos específicos de inovação. Alinhamento e consistência de esforços são ambos importantes.
A estratégia de inovação de uma empresa deve:
- Esclarecer as prioridades. As metas ajudam a esclarecer as prioridades. A inovação precisa ser parte da estratégia empresarial geral – não apenas um projeto paralelo ou parte de uma iniciativa de melhoria de processo.
- Definir a direção. Ao estabelecer metas, uma estratégia de inovação ajudará uma organização a determinar para onde quer ir e como vai chegar lá. Sem metas, é difícil para uma organização determinar quais inovações valem a pena buscar e quais não valem o investimento de tempo, dinheiro ou outros recursos; na ausência de metas claras, as organizações podem buscar muito ou muito pouco ao mesmo tempo.
- Manter o ritmo da concorrência. A inovação é um elemento crítico para manter a competitividade; empresas que deixam de inovar correm o risco de serem ultrapassadas por seus concorrentes, à medida que estes avançam com novos produtos, serviços ou processos que tiram proveito de novas tecnologias ou oportunidades de mercado.
- Construir a capacidade organizacional para inovar. Uma estratégia de inovação pode ajudar uma organização a desenvolver as habilidades necessárias para gerar novas ideias e entender como essas ideias se encaixam dentro do modelo geral de negócios. Ela também pode ajudar a criar métricas para medir o sucesso.
Ou seja, a estratégia de inovação é uma ferramenta que ajuda você a concentrar seus esforços, criar um sistema que atenda às suas necessidades competitivas específicas e tomar decisões de compromisso para escolher todos os elementos do sistema de inovação. Sem uma estratégia de inovação, várias partes de uma organização podem facilmente acabar resultando em prioridades conflitantes. A estratégia de inovação torna a inovação mensurável e promove a cultura de inovação.
Como Implementar A Estratégia De Inovação
Existem algumas maneiras de implementar na sua empresa, processos de estratégia de inovação, entre eles estão:
1. Alinhamento da Estratégia de Negócios Com Inovação
Os esforços efetivos de inovação estão alinhados com a estratégia comercial de uma empresa. Para preparar o cenário para uma inovação eficaz, os indivíduos em toda a organização devem entender o mercado no qual o negócio planeja trabalhar, assim como os concorrentes. Uma inovação bem-sucedida não experimentará crescimento para sempre; ela deve ser substituída por outro produto ou serviço novo quando as vendas da oferta inicial começarem a diminuir. A estratégia da empresa deve ser planejada para esta substituição.
2. Conheça as Necessidades dos Clientes
As inovações que melhor atendem às necessidades dos clientes são frequentemente aquelas desenvolvidas por empresas que entendem os desejos, necessidades e aspirações de seus clientes. Isto pode ser conseguido procurando a contribuição de funcionários sobre quais produtos ou serviços sua empresa deve desenvolver.
3. Determine os Valores
Sua estratégia de inovação deve abordar como você construirá uma vantagem competitiva no mercado. Você pode conseguir isto criando valor para seus clientes, fazendo com que eles estejam dispostos a pagar mais por seu produto ou serviço do que eles pagariam pelas alternativas. Isto pode ser conseguido proporcionando um maior benefício à sociedade, tornando seu produto mais eficiente, mais conveniente, mais durável ou menos caro do que as opções atuais.
Tipos De Estratégia De Inovação
Alguns tipos de Estratégia que existem são:
Proativos
Empresas com estratégias proativas de inovação tendem a ser líderes tecnológicos, assumindo grandes riscos e fazendo investimentos que podem levar à vantagem de ser o primeiro a se posicionar. Elas tendem a ter uma forte orientação de pesquisa e acesso ao conhecimento de uma ampla gama de fontes.
Ativos
Estratégias ativas de inovação dependem de tecnologias e mercados existentes para gerar receita, mas as empresas que utilizam esta abordagem também têm um tempo de resposta rápido caso surjam novas tecnologias e mercados. Elas tendem a cobrir suas apostas, mantendo uma ampla gama de conhecimentos.
Passivas
As empresas com estratégias de inovação passivam não introduzem mudanças em seus produtos ou serviços até que tenham sido solicitadas pelos clientes.
Reativas
A estratégia de inovação reativa é utilizada por empresas que são seguidoras. Elas têm foco nas operações, adotam uma abordagem de esperar para ver e procuram oportunidades de baixo risco.
Esta estratégia é baseada na ideia de que é melhor reagir à inovação do que tentar ser inovador por conta própria. Há várias razões pelas quais é melhor ser um seguidor em vez de ser um inovador.
A primeira razão é que pode ser muito difícil ou impossível para uma empresa manter-se sempre no topo das tendências atuais e das novas ideias. Com o ritmo acelerado dos negócios hoje em dia, pode ser difícil para as empresas apresentarem novas ideias.
Além disso, se uma empresa decide que quer ser inovadora, tem que ter certeza de que seu novo produto venderá bem o suficiente para lucrar com ele. Se gastarem tempo e dinheiro no desenvolvimento de um produto e ele não vender bem, então não ganharão dinheiro com esse produto e perderão dinheiro em geral.
Conclusão
A estratégia de inovação envolve uma escolha entre várias opções viáveis, mas é igualmente importante testar e validar essas escolhas. Quando se tem a estratégia de inovação correta, o próximo passo é construir um processo sistemático de geração, avaliação, desenvolvimento e implementação de novas ideias.
Isto significa que as empresas evoluem constantemente porque estão empurrando o envelope pensando em ideias criativas para implementar em sua fase de desenvolvimento de produtos.
