Realizar Gestão de Marketing para seu negócio é uma questão muito séria, pois resulta muito nos resultados alcançados pela estratégia realizada pela empresa. O processo envolve planejamento, análise e controle das ações para atingir o público.
Já notou as várias atuações que o Marketing possui hoje em dia? O Marketing no mundo atual, especialmente em um período em que o mundo foi forçado a se tornar digital, devido a pandemia do COVID-19, se tornou um importante fator para muitas empresas para entregar seus produtos e serviços aos seus clientes.
Mas você conhece todas as atuações do Marketing? O Marketing atua na criação de produtos, vendas e distribuição, ações digitais como criação de conteúdo para os canais digitais da empresa como: redes sociais, websites, SEO, tráfego, Email marketing, entre outros aspectos.
Por isso, a gestão de marketing é essencial para que as empresas possam manter um processo de gestão para o objetivo de alcançar metas e objetivos; por isso, à medida que as empresas e negócios entram cada vez mais no mundo digital é necessário possuir uma melhor gestão dessas ações de marketing.
Mas, você sabe o que é Gestão de Marketing?
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O que é a Gestão de Marketing?
A gestão de marketing é um conjunto de processos que envolvem a gestão de processos, a gestão de pessoas e estratégias do marketing, ou seja, é um processo que cria e controla todo o marketing de uma empresa ou negócio desde o início até a execução das ações definidas pelo gestor.
Portanto, para definir a gestão de marketing, devemos pensar como uma ação que seleciona os mercados e segmenta o público-alvo e assim conseguir expandir através do engajamento a sua base de clientes com a criação, divulgação e comunicação de um produto que entrega valor ao seu cliente.
Portanto, é assim que a gestão de marketing é utilizada dentro da empresa, pois ela irá organizar todas as ações (atividades) e pessoas da equipe de marketing para que haja um melhor desempenho no mercado.
Podemos dizer que gestão de marketing através de ferramentas como pesquisa de mercado, segmentação de mercado, posicionamento da marca e o planejamento, irá criar uma base de relacionamento com o cliente. Além da necessidade da implementação de um pensamento estratégico, que define metas de curto a longo prazo para seu negócio.
Benefícios da Gestão de Marketing
Através dos pontos a seguir iremos entender como uma gestão de marketing pode beneficiar o seu negócio.
Conhecimento de Mercado
Sem um profundo conhecimento de mercado, a gestão de marketing possui obstáculos, pois apenas com uma análise completa do mercado é que o gestor poderá traçar uma estratégia efetiva.
O conhecimento profundo sobre o mercado, é o que permite traçar o público-alvo, realizar um melhor posicionamento da marca, observar melhor as oportunidades e planejar estratégias que satisfaçam seus clientes.
Conquistar público interno e externo
O foco nessa parte da gestão é o consumidor e os colaboradores internos do negócio e uma boa gestão é sempre focada no aprimoramento das equipes em função junto ao gestor de marketing. Pois para conseguir expandir sua base de mercado, a equipe de marketing deve ter um conhecimento profundo de seus clientes e leads para que possa gerar conteúdo de valor para o público.
Criação de Conteúdo
Uma estratégia e planejamento de conteúdo para o negócio é um importante fator benéfico para a gestão de marketing, pois um planejamento bem-sucedido e com conteúdo que realmente falam com os clientes e procuram solucionar as dores de sua base conseguem prospectar novos clientes com muito mais facilidade.
Com o tempo ela avança nas etapas do seu funil de vendas até chegar o momento de se tornar um cliente efetivo.
Para investir em marketing de conteúdo, uma possibilidade é você criar o blog da sua empresa, ou outro canal de comunicação. Também é importante que você tenha um planejamento eficiente para ser frequente nas suas publicações e conseguir fazer uma boa distribuição de conteúdo.
Pilares da Gestão de Marketing
Os principais pilares que sustentam uma gestão de marketing eficiente são os chamados marketing estratégico e marketing de operações (operacional); Pois de nada adianta uma construção de conteúdo, construção de campanhas e distribuição de produtos que são funções das operações do marketing sem possuir estratégias que apoiam essas ações.
No marketing estratégico, a gestão trata das decisões de longo prazo. Nesse nível, a gestão se dedica a atividades como:
- análise de mercado;
- diagnóstico da empresa;
- segmentação;
- posicionamento.
A pesquisa de mercado traz dados (quantitativos e qualitativos) sobre a empresa, enquanto o diagnóstico é realizado para as características e a situação atual do próprio negócio. A partir desse conhecimento sobre o mercado, a empresa faz uma segmentação de públicos-alvo, que são grupos de consumidores com características e comportamentos em comum.
No marketing operacional, as estratégias se transformam em ações — aplicadas no curto prazo, mas de olho nos objetivos de longo prazo. Neste momento, estas são as atividades principais:
- Decisões de marketing mix para cada segmento-alvo;
- Gestão do orçamento de marketing;
- Definição de responsáveis e cronogramas.
Mensurar resultados na Gestão de Marketing
Como a gestão de marketing é voltada para os resultados nos negócios, a mensuração da eficiência e do alcance das ações são necessárias para ter certeza que as ações e estratégias estão bem-sucedidas.
Os resultados devem ser monitorados em todos os níveis da gestão. Por isso, é preciso definir objetivos e os indicadores de desempenho no momento do planejamento de cada estratégia.
Algumas ferramentas para se mensurar o resultado são:
KPIs
KPI é a sigla para o termo em inglês key performance indicator ou indicador chave de desempenho, em português. Essa ferramenta de gestão é utilizada para medir o desempenho de uma determinada ação ou processo no seu negócio.
Leva em consideração as características, bem como as condições de temperatura e pressão da sua empresa na hora de estabelecer os seus indicadores.
Mapa Estratégico
Surgiu para aprimorar o uso da gestão estratégica e a performance dentro das empresas; Ajuda tirar os planos do papel e partir para a parte prática.
São visualizados os objetivos de médio e longo prazo que o seu negócio precisa alcançar para atingir uma determinada meta. Deve ser dividido em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e conhecimento.
Por que utilizar a Gestão de Marketing?
A gestão de marketing coordena recursos para que seja capaz de aprimorar o posicionamento no mercado e, assim, alcançar os objetivos do negócio. É possível investir no desenvolvimento da marca, ao focar em branding e na expansão do reconhecimento de marca nas redes sociais.
A gestão de marketing tem se tornado um esforço quase obrigatório em qualquer empresa, não sem gerar inúmeros benefícios.
Qual a taxa de conversão do seu negócio? você sabe o que precisa ser feito para melhorar?
