Uma estratégia de negócios é um método sistemático para atingir o objetivo desejado. Ela se adapta à natureza dinâmica do objetivo e do ambiente, tanto interno quanto externo. Estratégias comerciais saudáveis visam não crescer apenas para crescer, mas para gerar valor a longo prazo que atenda aos objetivos das partes interessadas.
Consultoria empresarial e estratégia empresarial são dois ingredientes essenciais que todo dono de empresa precisa tomar cuidado excepcional. A consultoria de negócios pode ser definida como um processo de análise, estratégias e tomada de decisões. Como todos sabemos, não se pode administrar um negócio de sucesso sem qualquer planejamento ou estratégias em vigor. Toda empresa precisa de uma boa estratégia e planos comerciais, e é aí que entra em jogo o papel de um consultor, que fornecerá o conselho certo no momento certo, ajudando-o assim a alcançar seu objetivo da melhor maneira possível.
Subscribe to our newsletter!
O objetivo de uma estratégia comercial
O objetivo de uma estratégia comercial é estabelecer a posição competitiva de uma empresa. O planejamento estratégico é a maneira pela qual os executivos da empresa definem o que fazer para alcançar essa posição. A estratégia é o plano que permite que a empresa execute isso.
Para desenvolver um plano eficaz, os executivos precisam compreender quais são as opções disponíveis para sua empresa, assim como qualquer informação sobre os concorrentes, o mercado e o ambiente regulatório. As opções de estratégia também podem ser limitadas por fatores internos, como habilidades especiais da empresa, capital financeiro e cultura corporativa.
O objetivo de uma estratégia comercial é diferenciar uma empresa no mercado por meio de ações voltadas à prospecção, captação e fidelização de clientes.
As principais metas estratégicas da área comercial são:
- Identificar e entender os problemas do cliente e oferecer soluções;
- Aumentar a taxa de conversão/fechamento do funil de vendas;
- Melhorar o relacionamento com o cliente;
- Aumentar os leads qualificados por mês;
- Melhorar o retorno dos investimentos em marketing.
Como é implementada uma estratégia comercial?
A estratégia comercial é definida através de uma série de ações que visam o cumprimento dos objetivos da empresa. Por isso, todas as suas decisões devem seguir o mesmo padrão de levar em conta essas metas. Veja quais são os elementos que compõe a estratégia comercial:
- Missão: Define a razão de existência da empresa, ou seja, qual é o papel dela na sociedade.
- Visão: Estabelece o horizonte temporal do negócio, dizendo para onde ele deve ir e quando pretende chegar lá.
- Valores: Referem-se às características que são consideradas como importantes pela organização e precisam ser respeitadas por todos os colaboradores.
- Objetivos: São metas específicas estabelecidas pela empresa.
Os desafios da implementação de uma estratégia de negócios
Um dos grandes desafios da implementação de uma estratégia de negócios consiste no fato de, ao longo do tempo, todos os elementos que deram origem a ela, sofrerem alterações. Talvez, não haja nada mais dinâmico do que o mundo de negócios.
O planejamento estratégico é um processo contínuo, e por isso precisa ser monitorado e revisado com frequência.
As mudanças não podem ser vistas como algo negativo ou determinante para o fracasso da empresa. O desafio é saber lidar com as diferentes situações e encontrar soluções criativas e rápidas para problemas sempre novos.
A estratégia de negócio é um poderoso instrumento que ajuda as empresas a estruturarem sua visão sobre o futuro e desenvolvem os recursos necessários para alcançar esses objetivos.
Para que isso aconteça é necessário seguir algumas etapas:
- Revisão do ambiente externo;
- Avaliação do mercado e da concorrência;
- Revisão do ambiente interno;
- Traçar planos para os próximos anos (planejamento estratégico);
- Definição
Como um estrategista de negócios pode ajudar?
Um estrategista de negócios pode aplicar várias estratégias diferentes para ajudá-lo a melhorar seu negócio. Por exemplo, um estrategista pode analisar seus atuais esforços de marketing e determinar quais estão trabalhando, quais não estão, e por quê. Eles então recomendarão mudanças para melhorar o desempenho de sua campanha de marketing.
Este é apenas um exemplo de como um estrategista de negócios pode ajudá-lo a melhorar seu negócio. Trabalhar com um estrategista de negócios pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de pequenos negócios. Aqui estão alguns dos benefícios:
- Para proprietários de pequenas empresas, manter sua visão afiada pode ser um desafio. A fim de manter seu foco principal e seus principais objetivos no caminho certo, é essencial que você se associe a um estrategista qualificado de pequenas empresas para ajudá-lo a cortar a bagunça das tarefas diárias.
- Seu estrategista de negócios o ajuda a manter-se atualizado sobre pesquisas e tendências nos negócios para economizar seu tempo e reduzir sua curva de aprendizado.
- Identificar oportunidades negligenciadas. Quando você está no meio do seu dia de trabalho, as oportunidades críticas para aproveitar ao máximo sua visão podem ser negligenciadas. Seu pequeno estrategista empresarial identifica tais oportunidades para que você possa aproveitá-las.
- Um estrategista comercial lhe dará feedback sobre possíveis oportunidades de crescimento em sua pequena empresa. Como os pais, todo pequeno empresário acredita que seu negócio é o mais bonito – mas a objetividade pode ser difícil de ser alcançada. Seu estrategista de negócios o ajudará a ver o que é possível e determinará a melhor maneira de alcançar esses objetivos.

