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Marketing Digital: Um Guia para seu negócio

O Marketing Digital é um conjunto de ideias para desenvolver marcas e estratégias de uma empresa no meio digital e estabelecer a posição da marca nesse ambiente online. 

O meio digital tem crescido bastante nestas últimas décadas, imagine você estando longe de algo que envolve o mundo tecnológico, quase impossível, não é mesmo? A internet e o meio digital está conectado a nossas vidas que é quase impossível ficar longe dela, e esse meio digital ficou ainda mais próximo de nossas vidas com o isolamento causado pela pandemia do COVID-19. 

Atualmente, com o isolamento social e as medidas impostas pelos governos para conter a propagação do vírus, fez com que muitas empresas pensassem em sua transformação digital e nas estratégias propostas a serem realizados pelas equipes de estratégia e a atuação da equipe de marketing

Em nosso dia a dia é bem comum procurarmos produtos e serviços no meio digital, seja realizar pesquisas de preços, informações ou soluções para algum tipo de problemas ou situações em que nos encontramos.

A isso tudo se dá o nome de Marketing Digital, que é conjunto de informações e práticas que são realizadas em diferentes canais digitais para promover um produto, serviço ou empresa. 

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O que é Marketing Digital

O marketing digital é a implementação de ações em uma variedade de canais de marketing de mídia digital personalizados para alcançar qualquer um dos seguintes objetivos:

  • Aumentar o número de vendas de produtos ou serviços ofertados
  • Crescer posição de marca e ter um bom relacionamento com o cliente
  • Acrescentar valor para serviços e produtos

Entre os citados acima, o marketing digital possui muito mais objetivos que são benéficos para as empresas hoje em dia crescendo cada vez mais no meio digital, as estratégias e práticas mais comuns usadas pelas empresas para integrar o marketing digital, são:

  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound e Outbound Marketing
  • Email Marketing 
  • Redes Sociais 
  • SEO

Utilização das estratégias do Marketing Digital

Hubspot: Inbound Marketing

Quando se aplica o marketing digital, para se utilizar todas suas práticas e ações, se utilizado o chamado Inbound Marketing, ou seja, a utilização de atrair novos clientes ou leads com a produção de conteúdo. O inbound marketing é a prática que une todas as ações do marketing digital, abaixo você pode ver como esta prática atua junto da jornada do cliente:

O inbound marketing é o marketing de atração, nesta prática procura entender as dores e necessidades de seus clientes e estabelecer canais de comunicação com ele, com objetivos de ofertas de seus produtos e serviços. 

Outra utilização das estratégias do marketing digital é a utilização do marketing de conteúdo, esta prática do marketing tem como o objetivo de posicionamento da marca com intuito de ajudar o cliente a compreender os produtos e serviços dos negócios, nesse caso podemos dizer que o marketing de conteúdo, tem como utilização a publicação de materiais e de informações com intuito de atrair e converter e encantar a audiência, nesse caso o cliente.

Nesta prática suas formas mais comuns de serem utilizadas para alcançar o cliente, são utilizados:

  • Blogs
  • Sites Institucionais 
  • Redes Sociais 

 Outra prática forte usada nas estratégias para o marketing digital é a utilização do email marketing, o email marketing é o processo em que se envia informações com objetivos comerciais para um grupo na base de contatos de seu negócio, o email marketing em seu negócio tem objetivo de:

  • Fortalecer a sua marca
  • Vendas
  • Contato com os clientes e clientes potenciais.

Outra prática utilizada para divulgação de serviços para os clientes são utilizações de rede sociais, esta prática apesar de muito integrada junto ao marketing de conteúdo, as redes sociais são criadas justamente para se ter a comunicação e o engajamento junto dos clientes.

Atualmente as redes sociais se tornaram o caminho de muitos consumidores de determinarem a aquisição de produtos e serviços de uma empresa com que se mais identificam com eles, em relação aos valores e ideais. 

Benefícios do Marketing Digital

Os benefícios do marketing digital paras as empresas, podem ser divididos em:

Garantir uma presença forte na internet

A presença digital hoje em dia é fundamental. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas. 

A presença digital vai além de mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio é o mínimo que sua empresa precisa para ter uma boa presença digital. Portanto, garantir uma forte presença na internet, melhorando assim o posicionamento de mercado, dessa forma o investimento em marketing digital irá facilitar que os seus possíveis clientes consigam te encontrar quando precisarem. 

Construir uma audiência qualificada

O marketing digital quando bem utilizado tem como objetivo de atrair usuários que tenham afinidade e estejam realmente interessados no produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Atingir o público certo na hora certa

O Marketing digital possui diferentemente do marketing comum, realizar uma segmentação de clientes de forma muito mais eficiente e ser muito mais preciso em relação ao seu público. Portanto, é possível criar tipos de comunicação muito mais eficiente para cada tipo de cliente e audiência com a ajuda de diferentes tipos de ferramentas de marketing. Isso permite personalizar as campanhas de marketing. 

Sair na frente da concorrência

Uma empresa que não tem presença digital e não produz conteúdo que agregue valor, dificilmente vai ser encontrada pelos consumidores e, muitos menos, ganhar preferência no momento da compra. 

Investir pouco para começar

Por possuir muitas ferramentas para um plano de marketing, é possível alcançar uma melhor segmentação de clientes, personalização e otimização do conteúdo. Esse processo pela sua automação acaba sendo bem mais barato que o marketing tradicional.  

Analisar resultados com precisão

As ferramentas utilizadas pelo marketing digital facilitam a compreensão sobre seu público, além de qualificar os resultados e a otimização das campanhas. 

Consultoria e Marketing Digital, como integrar?

Ao realizar uma consultoria em seu negócio, você com certeza ficou sabendo da utilização da Gestão de Marketing, certo? Por isso deve ser realizado um investimento de consultoria em sua empresa para que se possa entender de forma eficaz como utilizar o marketing digital da melhor forma possível e com as melhores estratégias digitais. Os resultados no âmbito digital se relacionam com as estratégias de como as empresas se posicionam no mercado digital para alcançar as metas e os objetivos de seus negócios.