Você está visualizando atualmente Inovação Disruptiva: Conceito &Implementação

Inovação Disruptiva: Conceito &Implementação

A inovação disruptiva se refere à inovação que transforma produtos ou serviços sofisticados, anteriormente acessíveis a um segmento de consumidores de alto nível ou mais qualificados , naqueles que são mais acessíveis a uma população mais ampla.

A Inovação Disruptiva ocorre quando uma nova inovação transforma um setor ou mercado introduzindo novas ideias ou novos tipos de ferramentas que geram uma solução inovadora superior a existente anteriormente, sendo principalmente aceita pelos consumidores por terem simplicidade, acessibilidade e seja conveniente.

Com o acontecimento da Inovação Disruptiva, o que ocorre com as práticas/soluções anteriores é que se tornam obsoletas e são substituídas por método mais eficiente que consequentemente gera uma mudança no comportamento de consumo dos consumidores.

Subscribe to our newsletter!

O que é uma Inovação Disruptiva e quais suas características?

A Inovação Disruptiva é a inovação que causa uma ruptura de uma ideia ou solução de mercado com uma inovação de um produto ou serviço a ser ofertado para o consumidor, gerando novos padrões de consumo.

Quando ocorre esse modelo de inovação um produto ou serviço se torna obsoleto em relação ao novo produto inovador, superando não apenas em preço, mas com também em usabilidade, utilidade e qualidade.

A Inovação Disruptiva neste ponto se torna uma oportunidade de negócios para todos os empreendimentos com inovações que causam mudanças no mercado. Portanto a inovação surge com as características a seguir:

1.     Acessibilidade

Isso ocorre quando as inovações precisam ser mais acessíveis junto dos consumidores, tanto na questão de preços (financeira) quanto na usabilidade do serviço ou produto, quando a acessibilidade de uma inovação se restringe a um grupo específico, deixa de ser inovação, pois não há espaço para as mudanças.

2.     Conformidade

Outro importante fator que ocorre na inovação disruptiva é a conformidade, ou seja, quando capazes de solucionar problemas reais de seus clientes. Por isso, para ser uma inovação ela deve se atentar a este fato da vida de seus consumidores.

3.     Simplicidade

A terceira característica da inovação disruptiva é a simplicidade, ou seja, quanto mais simples e mais amigável diante do usuário ou consumidor, maior será a aceitação e a capacidade de acesso de um produto ou serviço, dessa forma essa característica está interligada junto do design de um produto. Sem a simplicidade não a como atingir a acessibilidade e, portanto, não possui uma disrupção do mercado.

Importância da Inovação Disruptiva

A importância principal da Inovação Disruptiva, como dito anteriormente, é que são soluções que tornam produtos ou serviços mais acessíveis para o mercado e seus consumidores, ou seja, é o processo que modifica o mercado fazendo com que as pessoas ou clientes que antes não tinham acesso a tal produto ou serviço agora tenham.

Outras importâncias e benefícios que este tipo de inovação traz ao mercado são conformidade, simplicidade, economia de tempo e custo; as inovações têm como objetivo de melhorar a vida de seus clientes e no ramo empresarial, as inovações são capazes de agregar valor ao negócio.

Como implementar a Inovação Disruptiva no negócio

A inovação disruptiva funciona, pois há alguns exemplos bem conhecidos de histórias de sucesso. A inovação disruptiva só funciona quando é bem-feita. É uma coisa óbvia a ser dita, mas não fácil de implementar.

A seguir está uma seleção de dicas para ajudar a aperfeiçoar sua estratégia de inovação disruptiva.

1.    Seja Ágil

Uma abordagem ágil é a chave para uma interrupção bem-sucedida, pois permite testes constantes e reiterações. Muitas vezes estas inovações envolvem a criação de novos mercados ou produtos, portanto, grande parte do processo depende da confiança no desconhecido. Não haverá pesquisa ou informação pré-existente disponível para permitir decisões baseadas em dados, portanto, a intuição e a descoberta criativa serão as alternativas necessárias.

2.    Mude o Serviço, não o nicho

Pode ser fácil confundir o propósito da inovação disruptiva com a mudança de seus clientes e suas atitudes. Entretanto, esta não é a abordagem recomendada; deveria ser sobre mudar o mercado para ajudar os clientes, e não o contrário.

3.    Tenha ação

As ideias disruptivas nunca serão realizadas sem uma mudança de atitude. Observar as inovações através da lente do atual modelo de negócios inevitavelmente criará barreiras para a implementação. Reavalie seus processos e adapte-os para permitir espaço para a interrupção.

Qual a diferença de Disrupção e Inovação?

Os termos disrupção e inovação são às vezes utilizados de forma única – entretanto, embora semelhantes, são distintos.

A principal distinção é que “inovação” pode se aplicar tanto a grandes como a pequenas mudanças no status quo. Uma pequena melhoria incremental a um processo existente ainda poderia ser classificada como inovação.

Enquanto a inovação pode levar uma empresa em sua trajetória atual de mudanças graduais, uma interrupção sempre muda inteiramente em uma nova direção. Para revisitar o exemplo da indústria cinematográfica, a mudança gradual de locação de Fitas Cassetes para DVDs foram inovações realizadas pelo mercado e destes para os serviços de streaming, com a chegada abrupta da Netflix e do digital streaming foi uma disrupção.

Tecnologia e a Disrupção

A revolução digital tem permitido aos diruptive thinkers a desafiar os modelos de negócios existentes, em alguns casos até mesmo redefinindo as regras de como os negócios são feitos em um setor. O resultado desta aceleração tecnológica é que muitas empresas tradicionais tiveram que incorporar o pensamento disruptivo em suas estratégias apenas para sobreviver.

Embora a taxa de fracasso dessas tentativas de disrupção ainda seja alta, a tecnologia digital é tão acessível agora que o número absoluto de tentativas de ruptura tecnológica aumentou muito devido a situações globais, como por exemplo, atualmente junto a pandemia da COVID-19, muitas novas ideias disruptivas surgiram no mercado redefinindo muitos serviços e produtos.

Exemplos de Ideias Disruptivas

Netflix

A Netflix é um exemplo de estratégia de inovação disruptiva bem-sucedida. Começando como uma empresa que fornece e-mails de DVD, a Netflix ofereceu um produto econômico e conveniente para uma área do mercado que antes era negligenciada. Tendo como alvo pessoas que eram fãs de filmes, mas não necessariamente interessadas em novos lançamentos, a Netflix estava fornecendo um produto sob medida para um grupo específico de pessoas.

Uma vez que começou a ver sucesso, a Netflix fez o movimento ousado para interromper seu próprio modelo de negócio, afastando-se de um espaço seguro e invadindo a mídia de streaming.

A inovação disruptiva geralmente envolve uma startup atrapalhando um player estabelecido e foi exatamente isso que aconteceu com a Netflix. O novo movimento os empurrou para o mesmo espaço competitivo que a Blockbuster, eventualmente empurrando-os para fora do mercado.

Banco Inter

O Banco Inter apresentou o conceito de banco digital, oferecendo um cartão de crédito controlado por um aplicativo no celular, um banco totalmente digital em que a agência apenas seria apenas para seus colaboradores.

Mas a principal disrupção está no fato de que não é cobrada anuidade, além de que o Banco Inter também possui uma área para investimentos, chamada de plataforma PAI, em que está acessível para todos os seus clientes junto de tutoriais e vídeos explicativos sobre cada tipo de investimento; isto é possível justamente porque o banco é digital, não precisa gastar com a infraestrutura e logística das agências, que atendem o público e caixas eletrônicos, apenas como dito anteriormente, para seus colaboradores.

Como ter Ideias Disruptivas

O que se resume a isto é ser muito crítico com a organização ou empreendimento. Tem que estar preparado para desafiar a maneira como faz negócios no momento – e isso pode ser difícil se a maneira como faz negócios no momento.

Estar preparado para desafiar seus métodos existentes de fazer negócios. Aqui estão algumas das maneiras que pode fazer exatamente isso:

  • Não subestime os avanços em tecnologia
  • Veja o mercado como se sua empresa estivesse lutando
  • Procure por “análogos” em outros setores