Thanksgiving

O Dia de Ação de Graças

Hoje é um dos dias mais importantes dos Estados Unidos, o Thanksgiving. Mas você sabe o que ele significa? E o que isso tem a ver com nosso Colégio? O Dia de Ação de Graças é o feriado em que as famílias se reúnem em um grande banquete e agradecem por todas as bênçãos do ano que passou, pelas coisas boas que aconteceram, pelo alimento farto e pela prosperidade, além de ser conhecido também como a data que antecede a tão famosa Black Friday. Embora aqui não seja feriado, está cada vez mais presente entre os estudantes, pois muitas escolas comemoram essa data, com projetos interdisciplinares, na intenção de fazer com que os alunos se sintam inseridos na cultura dos Estados Unidos e participem de atividades voltadas à GRATIDÃO, palavra que simboliza esse dia.

 

Durante o mês de novembro trabalhamos com o tema Thanksgiving nas aulas de inglês e, por meio de vídeos, elaborados pela nossa teacher Fernanda Ferrari lançados, semanalmente, em nossas redes sociais. Com esses vídeos, nossos alunos conseguem ter acesso a informações úteis e relevantes ao tema com explicação da data, vocabulário novo, expressões e muitas curiosidades. E com essa aprendizagem continuada, exploramos a fundo o assunto, despertando o interesse pela data de hoje, em que fizemos um café em conjunto virtualmente.

História

 

Existem muitas versões sobre o surgimento do Dia de Ação de Graças, contudo a história mais contada, por ter reunido colonos britânicos e nativos americanos, é que em 1621, quando esses colonos ingleses comemoravam uma farta colheita de uma plantação em Plymouth, Massachusetts, convidaram os índios nativos americanos para dividir os alimentos e celebrar com eles. Isso porque eles passaram por invernos muito rigorosos.

No ano seguinte, a fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila repetiu o evento, chamando de “Festa de Outono”. Na ocasião tinham muitos pratos feitos com milho, peixe, patos e perus. A partir daí, a festa se tornou uma tradição nos Estados Unidos e Canadá.

Nos Estados Unidos, o Thanksgiving é considerado feriado nacional e comemora-se na quarta quinta-feira do mês de novembro. Em outros lugares, como Canadá e algumas ilhas do Caribe, também é considerado feriado nacional, entretanto alguns outros países também comemoram mesmo não sendo feriado. A data ou a forma de comemorar podem não ser as mesmas, mas os motivos sim! Cada país tem sua cultura, seu modo de viver e suas comidas típicas. E por falar em comida…

Assim como temos nossas comidas típicas no Natal, o Dia de Ação de Graças tem um cardápio recheado de pratos tradicionais. Alguns ingredientes básicos não podem ficar de fora da preparação dessa importante refeição como batata-doce, milho e abóbora. No entanto, o peru é o prato principal do jantar, pois segundo a lenda, a Rainha da Inglaterra soube que a Frota Espanhola foi derrotada pelos britânicos enquanto comia um ganso. Naquela época, o ganso tornou-se símbolo na região, mas ao chegar à América do Norte, o ganso foi substituído pelo peru, por ser um animal típico da região e se tornou um símbolo do feriado americano.

Podemos encontrar nos países que comemoram o Thanksgiving vários pratos típicos como:

  • Peru – turkey
  • Purê de batatas – mashed potatoes
  • Purê de batata-doce – mashed sweet potatoes
  • Molho de carne – gravy
  • Torta de abóbora – pumpkin pie
  • Torta de maçã – Apple pie
  • Pecan pie – torta de noz pecã
  • Geleia de oxicoco – cranberry sauce

 

É claro que nem todos os países comem as mesmas coisas, mas com certeza você encontrará pelo menos um desses pratos em cada lugar que for!

Quer aprender a fazer uma Pumpkin pie? Assista abaixo ao vídeo da nossa aluna Emanuelle ensinando essa tradicional sobremesa americana, divirta-se fazendo e aproveite para agradecer por algo que tenha vontade. Feliz Dia de Ação de Graças! Happy Thanksgiving Day!

Texto elaborado pelos alunos: Artur Schiavinato Albuquerque; Emanuelle Ramos de Souza; Guilherme Santos Lisboa; Julia Fideliz da Fonseca; Melissa Bueno Blanco.
Colaboração Especial: Teacher Fernanda Ferreira
Edição e Revisão: Professora Larissa Coppini Garroti